Sílvia Lopes Burmeister chegou com todo o gás e já fala de seus projetos à frente da maior entidade associativa de advogados depois da OAB
Eleita na sexta-feira, 12 de setembro de 2014, em assembleia da ABRAT, Sílvia Lopes Burmeister chegou com todo o gás e já fala de seus projetos à frente da maior entidade associativa de advogados depois da OAB:
 
"O maior desafio é a qualificação da advocacia trabalhista. Vamos criar uma pós-graduação exclusiva para o advogado militante. No Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), estaremos atentos às questões referentes ao PJe. No Senado, faremos o acompanhamento final do Projeto de Lei dos Honorários de Sucumbência na Justiça do Trabalho. Mas, se o TST mudasse, via súmula, a questão estaria adiantada. Em relação às filiadas ABRAT, resgataremos os Congressos Regionais. Faremos cinco Congressos no período de dois anos. O primeiro está marcado para maio de 2015. Será em Búzios, Rio de Janeiro.
 
Desafios
 
Sobre os desafios da gestão, adiantou a nova Presidente:
 
"Existem três problemas que causam insatisfação e preocupação absoluta da classe: o PJe, as prerrogativas e os honorários de sucumbência. Concordo com o presidente do TST, Barros Levenhagen. O CNJ foi precipitado na implantação. Temos agora que diminuir o ritmo. Ainda existem várias varas sem instalação. É necessário aperfeiçoar, melhorar os processos e, principalmente, os recursos de segurança. Temos alguns casos que a peça simplesmente desapareceu no sistema".
 
Inclusão
 
A inclusão dos advogados também é objeto de preocupação de Burmeister:
 
"É inadmissível imaginar a implantação do PJe sem pensar em uma solução para incluir todos os advogados. Apesar do anúncio de uma solução para os deficientes visuais, lembremos dos que não possuem recursos para informatização. Muitos advogados não possuem dinheiro para comprar scanner.
 
Literalmente, do Chuí ao Oiapoque 
 
A ABRAT, que tem tradição de se estender de norte a sul do Brasil, vai continuar grande na gestão da nova diretoria:
 
"Vamos percorrer todo o Brasil. Já temos algumas viagens programadas. Em outubro, Mato Grosso do Sul. Novembro, Rondônia. Dezembro, provavelmente Recife. A gestão será compartilhada. Por isso, conto com toda a diretoria executiva. A Tesoureira Araçari Baptista, que participou de todas as caravanas entre 2013 e 2014, será companheira de estrada. Roberto Parayba (vice-presidente) e Eliomar Pires (secretário Geral) também estarão juntos nessa caminhada.